Esporte e Lazer

Esporte e Lazer

Esporte é vida. Pratique !!!

O conceito de qualidade de vida, embora subjetivo, independentemente da nação, cultura ou época, relaciona-se a bem-estar psicológico, boas condições físicas, integração social e funcionalidade.

O esporte e o lazer são fatores de desenvolvimento local pelos benefícios que proporcionam à saúde física e mental dos seres humanos e pela oportunidade que oferecem de desenvolvimento individual e convivência social. São atividades reconhecidas pelas Nações Unidas como direitos humanos e, portanto, devem ser promovidas em todo o mundo.

Atividades esportivas são uma ferramenta de baixo custo e alto impacto nos esforços de desenvolvimento, educação e combate à violência em várias sociedades, e o lazer é fundamental para a qualidade de vida dos indivíduos.

Ambos têm o poder de atrair e mobilizar a juventude, promovendo a inclusão e a cidadania, valores como respeito ao outro e à natureza, aceitação de regras, trabalho de equipe e boa convivência social. Além disso, atividades de esporte e lazer geram empregos e renda.

Uma das formas de praticar uma atividade física prazerosa é associando-a ao lazer. Muitas pessoas participam e praticam esportes como uma alternativa de entretenimento nos seus momentos livres.

No Brasil, é muito comum a famosa “peladinha” nos fins-de-semana, que é quando se junta um grupo, normalmente de homens, para jogar uma partida de futebol uma vez por semana, por quinzena ou por mês. Há também a opção de futebol na praia, vôlei de praia e futvôlei, que é uma mistura de futebol com vôlei de praia. As meninas podem também jogar.

No interior é muito comum trilhas ecológicas e caminhadas, os grupos se organizam acompanhados por um guia para um passeio que envolve boa forma, aventura e integração com a natureza.

Há também aqueles esportes, classificados como radicais, em que, na maioria das vezes são praticados de forma esporádica, sem uma periodicidade, como é o caso do rapel, da escalada, do trekking, entre outros.

Em âmbito federal, há a Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte, que é responsável por alguns projetos que associam e interligam essas duas temáticas. Como é o caso do Programa Esporte e Lazer da Cidade, já citado anteriormente.

Há também a Rede Cedes, que é a Rede de Centros de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer. As ações dos Núcleos Cedes visam estimular e fomentar a produção e a difusão do conhecimento científico – tecnológico voltadas à gestão do esporte recreativo e do lazer, tendo como horizonte a (re) qualificação e a formação continuada dos gestores de políticas públicas.

Clique aqui e conheça as empresas desta Categoria...