Fotografia

Fotografia

Descubra algumas curiosidades da fotografia

Algumas fotografias entraram para a história, eternizando momentos em imagem. Apesar de rondar nosso imaginário, nem sempre conhecemos a história por trás do clique. Veja a galeria com curiosidades, histórias e detalhes de alguns dos registros mais importantes da fotografia.

Hoje, as fotografias fazem parte do nosso mundo de uma maneira impressionante. Seja em computadores, smartphones, tablets, câmeras digitais, não importa, aonde olharmos haverá, com certeza, uma câmera embutida pronta para registrar o mundo ao redor.

E o destino dessas fotos é certo: a internet. Web sites, blogs, e-mails e redes sociais. Para se ter uma ideia da imensidão de fotos que circulam pela rede nos dias de hoje, repare nos dados abaixo:

- Somente no Facebook são postadas todos os dias mais de 250 milhões de fotografias.
- Já no Instagram, a mais popular rede social exclusiva para fotografias, diariamente são postadas mais de 5 milhões de fotografias.
- O Flickr, uma das redes pioneiras na exibição de fotografias, recebe todos os dias mais de 4 milhões de fotografias.
É importante ressaltar que essa grande expansão da fotografia em todo mundo se deve ao seu caráter mais tecnológico: o fator digital.

Há algum tempo atrás as fotografias tinham que ser obrigatoriamente reveladas para sua visualização.

Com o advento das câmeras digitais, as fotos podem ser rapidamente “reveladas” diretamente no computador, ou nem isso; com os smartphones, as fotos são tiradas e logo em seguida já postadas na rede, o que tornou todo o processo muito mais rápido, dinâmico e acessível.

Se cogitarmos o início da fotografia, mais precisamente no que é conhecido como a primeira fotografia já tirada em todo o mundo, veremos o quanto essa arte se desenvolveu.

O ano é 1826, na França, e o francês Joseph Niérce consegue a primeira imagem capturada por meio da luz do sol após deixar uma placa de estanho exposta à luz solar durante impressionantes 8 horas seguidas!

Já em 1975 foi criada a primeira câmera fotográfica digital do mundo. Seu inventor foi Steve Sasson, e o aparelho por ele desenvolvido levava em torno de 23 segundos para formar as imagens. Após isso, essas imagens eram gravadas em uma fita cassete comum e exibidas na televisão, sem a necessidade de revelação.

Clique aqui e conheça as empresas desta Categoria...